O PERCURSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DA EJA DO CAMPO: LAÇOS E EMBARAÇOS

Edite Maria da Silva Faria

Resumo


Este artigo aponta os laços e embaraços que são postos no processo formativo dos professores de jovens, adultos e idosos envolvidos na educação pública do campo. Discute os entraves e possibilidades da formação destes sujeitos no contexto educacional brasileiro de incertezas e desafios. Neste cenário, as universidades e os centros de pesquisa e de formação tornam-se espaços férteis para desenvolver pesquisas, reflexão teórica e práxis. O caminho metodológico baseia-se no estudo do cotidiano do fazer docente. Os resultados revelam a importância de um novo olhar para os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos do Campo, dando visibilidade ao seu pensar, fazer e viver, tomando como ponto de partida para o processo de formação, suas trajetórias escolares e de vida, seus saberes da experiência e suas expectativas sem relegar suas dificuldades e desencantos com a educação que é pensada para eles e não com eles. Um dos desafios é contribuir para o protagonismo dos professores no seu processo formativo.

PALAVRAS-CHAVE: Percurso Formativo de Professores da EJA do Campo; Identidades e Trajetórias; Educação Pública do Campo.

 

 


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