ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NA EJA: CONQUISTAS, PARCERIAS E PERSPECTIVAS

Fabiana Marini Braga, Jarina Rodrigues Fernandes, Adriana Fernandes Coimbra Marigo, Adriana Marangoni, Maria Gorete dos Santos Neta, Osmair Silva, Glaziela Solfa, Marileide Cruz, Arlete Pereira

Resumo


O presente relato apresenta aspectos referentes ao estágio curricular obrigatório proporcionado aos licenciandos do curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos. Para tanto, fez-se a opção de redigir o texto a muitas mãos, com participação de representantes dos diversos segmentos envolvidos: professoras da universidade, gestoras que atuam em diferentes instâncias das secretarias municipais de educação de São Carlos e de Araraquara e educadores da escola pública, do MOVA e de programa de medidas socioeducativas. Como resultados das duas primeiras ofertas (2013-2014), temos a consolidação de parcerias entre as instituições, a receptividade dos educadores, educandos e comunidades e a devolutiva positiva dos licenciandos, diante das vivências oportunizadas pelo estágio. Como perspectivas, temos o aprimoramento de iniciativas e a continuidade do processo de estreitamento de relações juntos aos educadores que têm nos acolhido, para juntos prosseguirmos na construção dos próximos passos do trabalho.


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