MULTIPLOS OLHARES PRODUZIDOS POR UMA METODOLOGIA CONSTRUIDA EM MOVIMENTO: DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Geanne Campos

Resumo


Este texto pretende apresentar o trabalho desenvolvido no Projeto MOVA-Brasil - Polo Rio de Janeiro a partir de sua metodologia e os múltiplos olhares dos sujeitos que garantem o seu movimento e sua realização no estado.

O projeto MOVA-Brasil no polo Rio de Janeiro dialoga com as leituras de mundo realizadas por seus núcleos e traz para o contexto de suas formações com Coordenadoras e Monitoras alguns valores como a oralidade, a ludicidade, a memória, a circularidade num infindável processo de construção e reconstrução de conhecimentos, e, por que não dizer, de afetividade, pois esta faz a diferença no processo de aprender a ser, quando precisamos também aprender a conviver. E conviver pressupõe respeito às diferenças, como, por exemplo, aos diversos saberes e fazeres dos educandos/as e aos distintos tempos pedagógicos de cada um, pois todos aprendem em tempos e ritmos diferentes.

Ao formarmos educadoras/es e alfabetizarmos pessoas, homens e mulheres,  nesta perspectiva, rompemos com a indiferença e despertamos o potencial dos participantes. Intentamos fazer com que todos percebam que têm a responsabilidade de intervir na realidade, tornarem-se protagonistas desta história e contribuir para transformação do mundo, que como afirmava Paulo Freire, não é está sendo…


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho escolar e o aproveitamento significativo do tempo pedagógico/elaboração. Ignez Pinto Navarro et al. – Brasília: MEC, SEB, 2004.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 10ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GALVÃO, A. M. D. O preconceito contra o analfabeto. São Paulo, Cortez, 2007, Coleção Preconceitos, Vol. 2. p. 31 -54.

GUSTSACK, Felipe. Dicionário Paulo Freire. STRECK, Danilo R., REDIN, Euclides, ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

MIGLIORI, Regina. Ser Sustentável – uma nova consciência em educação. Disponível em , Acesso em 26/10/2010.

Projeto MOVA-Brasil. MOVA-Brasil: transformando Vida Severina em Dignidade Humana. Editorial. Boletim Informativo nº 2, ano 2, julho de 2012.

Projeto MOVA-Brasil – Polo Rio de Janeiro. Documento Final do Encontro Estadual de Educandos/as, realizado nos dias 26 e 27 de setembro de 2012, no Sitio JUVAK, Tanguá/RJ.

UNESCO. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática.—Brasília: UNESCO,2008. 212p.

UNESCO. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Brasília: ED.96/WS/9, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.