REFLEXÕES ACERCA DE MINHA FORMAÇÃO COMO EDUCADORA. CONTRIBUIÇÕES DA ATUAÇÃO NO PIBID – EJA

Ana Ferro

Resumo


O texto vêm a explicitar, em primeiro plano, qual a minha visão sobre o papel do educador em formação dentro do contexto escolar. Uma breve opinião sobre as disparidades existentes entre o cenário acadêmico, e a realidade do cenário escolar. Qual vêm a ser, segundo minha própria experiência, a diferença entre o aluno que não se insere em um meio escolar durante a sua formação, limitando-se apenas ao ambiente da graduação, e aquele que já inicia seus primeiros contatos com as salas de aula. E as ricas contribuições que essa atuação, mesmo que pequenas, vêm a proporcionar.

Ainda descrevo o projeto institucional que participo durante o meu período de formação em Licenciatura Plena em Pedagogia na graduação, e o cenário no qual este é desenvolvido. Utilizando-me do eixo temático no qual esse trabalho está pautado, relato a experiência que estou adquirindo por meio deste, e descrevo uma das atividades que desenvolvemos durante o ano de 2014 no Instituto referido.    

 


Texto completo:

PDF

Referências


DUARTE JR., João Francisco. Por que arte-educação? 2ª ed. Campinas: Papirus, 1985.

LEAL, F. L. S; FONTINELES, I. C. S (2006) - Formação de professores:Discutindo alguns paradigmas, prática pedagógica e saberes necessários à docência.

GÓMEZ, A. P. O. O Pensamento Prático do Professor – A formação do Professor como profissional reflexivo. IN: NÓVOA. A. (Org.) Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp. 20-28. ISSN 1413-2478.

AMBROSINI, T. F. Educação e emancipação humana: uma fundamentação filosófica. Thaumazein, Ano V, Número 09, Santa Maria (Junho de 2012), pp. 40-56.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41ª reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.