PRINCÍPIOS EM PRÁTICAS - ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Rosilene Souza Almeida, Rosa Helena do Nascimento, Lenise Luiz Barroso

Resumo


Trata-se do relato de experiência sobre a produção de um material didático para formação de professores de Educação de Jovens e Adultos, tendo como propósito oferecer subsídios teóricos e práticos para esses profissionais, surgindo dentro de um contexto que demanda a necessidade de possibilitar aos educadores de EJA um arcabouço de materiais que possam ajudá-los na ampliação de suas formações, principalmente pela carência de acervo nessa modalidade de ensino. Envolve a produção de cadernos de estudo e de projetos didáticos com os temas (i) apropriação do sistema de escrita alfabética por jovens e adultos; (ii) leitura e produção de gêneros textuais; (iii) letramento e práticas sociais e reflexões sobre a língua em uso; DVDs que ilustram os conceitos tratados nos cadernos, ações educativas e o processo de apropriação do conhecimento. São propostas criadas para servir como referência para a produção dos DVDs, tratando do processo de aprendizagem de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental para pessoas jovens e adultas. Sua construção se deu coletivamente, tendo como referência o contexto de sala de aula, objetivando aprimorar e aprofundar o entendimento dos processos de alfabetização para formação de professores de EJA e estabelecer princípios que orientem suas práticas e escolhas em favor da aprendizagem de pessoas jovens e adultas. A intenção é de distribuir para rede pública de ensino que atua com a EJA e de obtermos devolutivas acerca dos resultados oriundos desses recursos para a formação e, assim, contribuir para o aprimoramento da produção, a partir do seu uso.

 

Palavras-chave: alfabetização – Educação de Jovens e Adultos - formação


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Referências


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