FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: POSSIBILIDADES DE LEI-TURAS REAIS EM CLASSES DE EJA

Erica Bastos da Silva

Resumo


O presente relato apresentará uma experiência de formação de alfabetizadores populares no Programa Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado no município de Salvador- Bahia. Durante o ano de 2014 foi desenvolvido o projeto “A escola em torno de livros” cujo intuito principal era alfabetizar os educandos do Programa com práticas de leituras de livros reais, neste caso, as obras do escritor baiano Jorge Amado. As atividades se desenvolveram com formação de coordenadores e alfabetizadores, leitura das principais obras do autor, aulas de campo em espaços que abrigam as obras de Jorge Amado (fundações, museus, praças, etc.) e ida dos formadores a campo para ministrarem aulas apresentando possibilidades de alfabetização a partir da leitura dos livros. É sobre esta última experiência que será apresentado este relato, em que se constituiu como ferramenta de fundamental importância para a consolidação e efetivação do projeto.  Espera-se que a socialização dessa experiência contribua para o fortalecimento das atividades de formadores da educação popular no âmbito da EJA.

Palavras-chave: Possibilidades de leitura, Escola em torno de livros, Formação de educadores.


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Referências


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