ESCUTA PEDAGÓGICA E HISTÓRIA DE VIDA: CAMINHOS TRANSDISCIPLINARES EM EJA

Rosamaria de Medeiros Arnt, Alessandra Xavier Candido Ribeiro

Resumo


Este trabalho apresenta um um projeto de pesquisa vinculado à formação de professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Horizonte/CE - CEJAH, tendo como temática a Escuta Pedagógica e Histórias de Vida. O projeto se constitui como uma parceria entre a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará e a Secretaria Municipal da Educação de Horizonte. O CEJAH é uma escola municipal na modalidade semi-presencial com alta índice de evasão. Diante deste quadro, a SMEH buscou um processo formativo para professores e gestores com intuito de fortalecer o vínculo dos alunos com a escola compreendendo a realidade, os interesses da comunidade escolar local. O tema gerador proposto foi a “escuta pedagógica” – inspirada nos círculos de cultura de Paulo Freire – e história de vida como modo de aproximar a escola ao projeto de vida dos alunos e alunas. Numa pesquisa-ação, temos por problema de pesquisa: Como deve-se configurar uma metodologia de formação-ação de professores EJA fundamentada na transdisciplinaridade? Este artigo tem assim por objetivo analizar a metodologia de formação, sua repercussão junto aos professores e como contribui para uma educação mais próxima a realidade dos alunos, auxiliando-os a serem sujeitos de práxis, atuantes e transformadores da sociedade, no sentido de viverem eticamente a vida que desejam viver.


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