TROCA DE SABERES – GT EJA – UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM FEIRA DE SANTANA - BA

ANA CÉLIA DANTAS TANURE, Ana Alice Brito Barreto dos Santos, Arilma Brito dos Santos, Maria Perpétua Teixeira Almeida de Araujo, Myrtes Sophia Rocha

Resumo


Este texto apresenta o relato de experiência de formação em EJA do Grupo de Trabalho Educação de Jovens e Adultos – GTEJA, formados por cinco integrantes, Coordenadoras, professoras e técnicas do Núcleo Regional de Educação 19–NRE19 da Rede Estadual de Educação da Bahia sobre a Política de Educação de Jovens e Adultos- Aprendizagem ao Longo da Vida, implantada em 2009 como política de currículo para o ensino de jovens e adultos nas escolas estaduais. Essa política é objeto de estudo nosso no Mestrado em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA – UNEB - BA. Alicerçadas em estudos teóricos e respaldadas pela nossa prática como profissionais da Rede Estadual de Ensino da Bahia, buscamos trazer informações respaldadas pela prática que podem contribuir com as discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos no que concerne à Política de EJA do Estado da Bahia – Aprendizagem ao Longo da Vida e da formação continuada de professores, coordenadores, gestores e secretários escolares acerca dessa política, documento que orienta princípios, diretrizes e currículo do processo de ensino em EJA. 


Texto completo:

PDF

Referências


BAHIA. Secretaria de Educação. Política de Eja da Rede Estadual. EJA - Educação de Jovens e Adultos. Aprendizagem ao longo da vida. 2009.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

EUGENIO, Benedito Gonçalves. O currículo na educação de jovens e adultos: entre o formal e o cotidiano numa escola municipal em Belo Horizonte. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado em Educação – da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessário à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, B. A formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

SOEK, Ana Maria. Mediação pedagógica na alfabetização de jovens e adultos /Ana Maria Soek, Sônia Maria Chaves Haracemiv, Tânia Stoltz. Curitiba: Ed. Positivo, 2009


Apontamentos

  • Não há apontamentos.