REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES DE EJA POTENCIALIDADES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Fábio Pereira Nunes

Resumo


Este texto pretende expor algumas ideias que incidem sobre o processo de formação docente inicial em cursos de Pedagogia ou em Licenciatura, compreendendo a formação como um processo amplo, que perpassa o espaço da academia, entretanto, não se restringe a ele. Propõem uma reflexão a partir de categorias freireanas como Problematização, Diálogo, Tema Gerador e Leitura de Mundo e sobre a potencialidade das mesmas em aproximar os saberes da formação/Educação Popular e da formação acadêmica. Presume-se que a formação humana exige o compromisso ético e político de não dicotomizar o ser, a teoria-prática e os saberes cotidianos-acadêmicos. Defende a indissociabilidade institucional da universidade - ensino, pesquisa e extensão. Compreende que as atividades de extensão universitária tem um papel chave na formação docente inicial, aliada as atividades de ensino e de pesquisa, assumindo a função de produzir conhecimentos com a sociedade, seja no espaço acadêmico ou extra-acadêmico. A extensão como um prática de diálogo com a sociedade, que produza conhecimento, forme e se forme em sintonia com as demandas históricas. Cita o exemplo de experiências de extensão em duas universidades públicas paulistas para subsidiar o argumento de que tais atividades são subutilizadas pelos cursos que formam educadores, especialmente no campo da EJA, e que possui potencialidade para aproximar a formação docente à sociedade em que está inserida.


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