A NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EJA OU AS HISTÓRIAS QUE PROFESSORES E ALUNOS DA EJA CONTAM

Karina Mayara Leite Vieira

Resumo


Como professora da Educação de Jovens e Adultos na rede pública municipal de Campinas-SP, adoto como reflexão sobre a prática pedagógica o registro em forma de narrativa das aulas (a que chamo “diário de aula”), registros que compõem o meu processo formativo e que ocupam lugar central na minha formação como professora. Trago, neste texto, aspectos sobre a narrativa na formação docente, recorrendo às ideias de Larrosa (1996) sobre narrativa e experiência. Na sequência, apresento um dos relatos do meu diário de aula, com cenas da minha experiência como professora da Educação de Jovens e Adultos; o relato é acrescido do texto de uma educanda, L., que registra o preconceito social, de gênero e linguístico sofrido. Destaco, por fim, algumas características da modalidade e alguns aspectos sobre a narrativa na formação de professores da EJA. Trata-se, portanto, de um relato sobre formação de professores da EJA, tendo como eixo formador a narrativa, e de um relato que desvela algumas especificidades dos alunos da Educação de Jovens Adultos, cujas vidas, em sua grande maioria, são marcadas pelo preconceito.


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Referências


BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 42. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

LAROSSA, Jorge. Narrativa, identidad y desindentificación. In: La experiencia de la lectura: estudios sobre literatura e formación. Barcelona: Laertes, 1996.

VIEIRA, Karina Mayara Leite Vieira. Escrever na escola: o trabalho pedagógico e a formação de alunos escritores. 2013. 119 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Câmpus de Rio Claro, Rio Claro-SP, 2013.


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