Memória na Escola Cubatão 2014 Relato da formação das educadoras da EJA

Marcia Elias Trezza

Resumo


Formação de educadores, coordenadores e técnicos pedagógicos para o desenvolvimento de projeto de memória na sala de aula, com os educandos, por meio do uso de metodologias de história oral.

Ao ouvir, registrar e recontar histórias de vida, os educandos têm a possibilidade de entrar em contato com a história de vida de seus pares e de estreitar as relações humanas na escola e na comunidade.

Objetivo geral: Por meio do registro da história de vida dos educandos e de outros moradores da localidade, contribuir para que a memória dessas pessoas seja uma referência na prática pedagógica e social da escola.

Objetivos específicos: Criar possibilidades de integração da escola com a comunidade com a captação, registro e socialização das histórias dos educandos.

Contribuir com a formação dos educadores de EJA para a realização de projetos de memória.

Desenvolver práticas pedagógicas para o uso social do registro escrito das histórias de vida.

Promover, com as Secretarias de Educação, novas oportunidades de participação da comunidade nas escolas.

Conteúdos: Conceitos de memória individual, memória coletiva, história pessoal e social; metodologias de história oral; produção e revisão de texto; representação visual das histórias.

Metodologia: Educadores de EJA se reúnem, presencialmente e a distância, com os formadores do Museu da Pessoa para o desenvolvimento dos conteúdos e metodologias e planejamento das ações do projeto com os educandos.

Produtos: Realização de um produto por turma de educandos para a divulgação das histórias registradas.

Coleção virtual das histórias de vida produzidas no portal Museu da Pessoa, que disponibiliza ferramentas para essa inserção.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.