EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DO PROEJA-FIC/PRONATEC

Rafael Vieira de Araújo, Glaucia Maria Morais França Avelar

Resumo


Neste artigo objetiva-se apresentar uma reflexão sobre a formação continuada de educadores, a partir da concepção de Currículo Integrado, vivenciada em uma escola das dez instituições que implantaram, na Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME), o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da Formação Inicial e Continuada (PROEJA-FIC) com financiamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), denominado PROEJA-FIC/PRONATEC. Pretende-se evidenciar a contribuição da formação continuada para a prática educativa dos professores. Os procedimentos metodológicos compreenderam a pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Diante dos desafios decorrentes da implementação do PROEJA-FIC/PRONATEC são discutidos os avanços e perspectivas da formação continuada de educadores da EJA, atuando na Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos da Rede Municipal de Educação de Goiânia (EAJA). Como base para a realização desta discussão, tomou-se, a partir de um recorte, a estratégia de realização de um seminário por meio da leitura do livro “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa” do autor Paulo Freire (1996). O seminário foi uma das estratégias utilizadas na formação, em 2013, para a conscientização dos professores acerca da importância da pesquisa e da necessidade do estudo sistemático. Como resultado, foi vislumbrada a possibilidade de trabalhar uma proposta de formação continuada e permanente numa concepção de formação omnilateral e dialógica, que integre saberes da vida cotidiana, conhecimentos apreendidos na escola e no mundo do trabalho.


Texto completo:

PDF

Referências


CERQUIER-MANZINI, Maria de Lourdes. O que é cidadania. – 4. Ed. – São Paulo: Brasiliense, 2010.

CIAVATTA, Maria. Trabalho como Princípio Educativo. In: PEREIRA, Isabel Brasil et al (Org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. Disponível em: < http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/Dicionario2.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2013.

GADOTTI, Moacir. Um legado de Esperança. São Paulo: Cortez, 2006. Vídeo Biografia Paulo Freire.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 1996.

_____. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho. In: PEREIRA, Isabel Brasil et al (Org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV , 2008. Disponível em: < http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/Dicionario2.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2013.

GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação de. DEF-AJA. Proposta de orientações preliminares para o Proeja-Fic / Pronatec - 2013. Goiânia, 2013. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2014.

GOIÂNIA, Secretaria Municipal de Educação de/Divisão de Educação Fundamental de Adolescentes, Jovens e Adultos. Proposta Político-Pedagógica – 2010 – 2013. Goiânia, GO, 2010. Disponível em: . Acesso em 21 abr. 2014.

______. Proposta de orientações preliminares para o Proeja-Fic / Pronatec 2013. Goiânia, Go, 2013. Disponível em: . Acesso em 20 mar. 2013.

GOMES, Dinorá de Castro. COSTA, Cláudia Borges. SANTOS, Esmeraldina Maria dos. A Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos na Rede Municipal de Goiânia – A proposta: a escola, o professor e o aluno. Disponível em: < http://31reuniao.anped.org.br/2poster/GT18-4657--Int.pdf>. Acesso em 21 abr. 2013.

LOTTERMANN, O.. O currículo integrado na educação de jovens e adultos. Mestrado em Educação nas Ciências (Dissertação), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Unijuí, 2012.

MACHADO, Maria Margarida. Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança. In: Retratos da Escola. Brasília: CNTE. v.2, n.2/3, jan./dez. 2008-p.161-174.

NÓVOA, A . Formação de Professores e Profissão docente. Formação Contínua de Professores: Realidades e Perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991. Disponível em: < http://core.ac.uk/download/pdf/12424596.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2013.

_______ Formação de Professores e Profissão Docente. In: Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33. Disponível em . Acesso em: 28 abr. 2013.

RAMOS, Marise Nogueira. Currículo Integrado. In: PEREIRA, Isabel Brasil et al (Org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV , 2008. Disponível em: < http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/Dicionario2.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2013.

TRIGUEIRO, Andrea. “Escola Democrática”. Vídeo, 2010. Disponível em: . Acesso em 22 ago. 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Programa de Formação do Grupo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos – GEAJA. Faculdade de Educação – UFG, 2013. Disponível em: < http://forumeja.org.br/go/node/1538>. Acesso em: 20 dez. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.