FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO PROEJA-FIC EM GOIÂNIA-GO: AÇÕES, LIMITES, CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES

Maria Emilia de Castro Rodrigues, Cláudia Borges Costa

Resumo


O presente texto apresenta a formação continuada realizada com os profissionais de dez escolas da Rede Municipal de Educação de Goiânia-GO, a partir de 2013, na perspectiva de atuar com jovens e adultos trabalhadores na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional (EP), no segundo segmento do ensino fundamental, sem perder de vista o diálogo com o mundo do trabalho. A formação continuada dos educadores, tem sido condição sine qua non, para garantir possibilidades que pudessem concretizar o currículo integrado nas referidas escolas. Sob o título de Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (Proeja-FIC)/Programa de Apoio a Expansão de Matrículas da Educação Profissional (Pronatec), teve como parceria o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e a Universidade Federal de Goiás (com a Pesquisa Observatório da Educação e um projeto de extensão), que coordenou e buscou problematizar a formação continuada com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade social para o educando da EJA. A discussão do fazer pedagógico inserido na concepção da educação emancipatória e a opção pelo currículo integrado, fundamenta-se no aporte teórico marxiano, gramsciano, freireano, vygotskyano, entre outros. A escuta aos professores e educandos por meio de questionários, em 2013 e 2014, para avaliar a experiência desenvolvida, cujos dados dialogamos neste texto, apontou que as regências compartilhadas e a formação continuada foram significativas no trabalho de construção de um trabalho pedagógico interdisciplinar e do currículo integrado pela via da regência compartilhada.


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Referências


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