TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: DISCIPLINAS ESPECÍFICAS E OBRIGATÓRIAS SOBRE A EJA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Poliana da Silva Almeida Santos Camargo

Resumo


Os processos de ensino-aprendizagem que constituem a formação inicial e continuada de professores são temas que vem ganhando consistência nos debates contemporâneos sobre qualidade educacional. É consenso nas análises que cada uma das etapas da educação básica, assim como cada uma das modalidades de ensino tem suas especificidades. Para que os processos de ensino-aprendizagem ocorram de maneira adequada, é essencial que o profissional da educação seja bem preparado, durante a formação inicial e continuada para atuar nesses contextos. Vários autores denunciam sérios problemas nos processos atuais de formação docente e destacam que as universidades precisam efetivamente assumir a responsabilidade de ofertar cursos de formação inicial, de qualidade, aos graduandos dos cursos de pedagogia e de licenciaturas. Compreender como esses processos de formação constituem-se nas universidades e nas instituições escolares é campo profícuo para inúmeras pesquisas, como pudemos constatar após a realização de uma revisão de literatura. Este trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições de duas disciplinas específicas e obrigatórias sobre a EJA, ofertadas em um curso de pedagogia. São explicitadas as atividades curriculares desenvolvidas na universidade e também em classes da EJA, que contribuem para a formação de futuros educadores para esta modalidade de ensino. Apresentamos, também, os resultados de uma pesquisa feita com os alunos do curso de Pedagogia, que realizaram as disciplinas específicas/obrigatórias e visitas técnicas em classes da EJA, demonstrando a importância da articulação entre teoria e prática, na universidade e nas instituições escolares durante o processo de ensino-aprendizagem na formação inicial do professor.


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