AS TECNOLOGIAS, ENSINO E DESAFIOS: o uso do JClic no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo – Caetité/Ba

Celeste Aparecida Pimentel, Ana Amélia de Oliveira Carvalho Neves, Lúcia Santos Santos, Rosany Katia Vilasboas M. Silva

Resumo


O artigo fornece reflexões e consequentes análises sobre o uso do software JClic como ferramenta pedagógica e facilitadora na tarefa educativa, buscando assim minimizar as abstrações dos conteúdos curriculares e promovendo a aprendizagem. O JClic, desenvolvido na plataforma Java, é um projeto de código aberto, que funciona em diversos sistemas operacionais e possui um assistente que permite baixar as atividades e guardá-las na biblioteca de projetos do navegador. Sendo assim, este estudo consta de três etapas: a primeira, teórica; a segunda, a construção do produto didático na JClic Author; e, a terceira, a aplicação das atividades pedagógicas, usando o próprio sistema. Para tal, a metodologia adotada se refere à pesquisa em ação. A proposta a ser apresentada teve como princípio o uso do computador e do JClic como ferramenta mediadora do processo ensino-aprendizagem e, também, como o software pode proporcionar mudanças qualitativas na educação. A atividade propiciou aos educadores e educandos vivência e flexibilidade às inúmeras adaptações que a ferramenta possibilita e que pode contribuir com a educação de qualidade. A realização da atividade e a pesquisa tiveram como objetivo compreender como o JClic possibilita a motivação para o ensino e aprendizagem nas turmas de PROEJA no CETEP do Sertão Produtivo. Por fim, este estudo evidenciou que o uso do software, como atividade pedagógica, facilita a promoção da aprendizagem, uma vez que o espaço/tempo tornam-se aliados.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.