A EJA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: formações continuadas como estratégia para incidência política em uma experiência de reorganização curricular

Roberto Catelli Jr

Resumo


De 2013 a 2015, a equipe de Educação de Jovens e Adultos da Ação Educativa se deteve em um projeto de incidência na política pública educacional em dois municípios mineiros e tomou as formações continuadas para professores e educadores da EJA como estratégia de atuação.  Durante o período, procuramos desenvolver uma metodologia de trabalho na qual a formação estivesse fundamentada em um conjunto de materiais didáticos próprios, aliada a um processo de pesquisa e avaliação do contexto local da EJA e que culminasse na elaboração de três produtos: 1) um plano de gestão voltado à EJA, incluindo uma proposta de revisão do projeto político-pedagógico das escolas; 2) encaminhamentos para a construção de catálogo profissional integrado à Educação de jovens e adultos e 3) um conjunto de sequências didáticas que, por área de conhecimento, pudessem subsidiar o trabalho de educadores do ensino fundamental II. Este material apresenta os relatos desta experiência e, com a descrição da metodologia desenvolvida, se propõe como inspiração para outras ações de incidência política e pedagógica que busquem construir uma educação de qualidade para pessoas jovens e adultas.  

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