PROFESSORES DA EJA E ALUNOS INFRATORES: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TRABALHO EDUCATIVO E FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS

Ronaldo Revejes Pedroso

Resumo


A pesquisa tem como objetivo analisar o trabalho educativo desenvolvido com alunos infratores que frequentam a Educação de Jovens e Adultos. Pretende-se verificar quais saberes e práticas pedagógicas do professor da EJA podem auxiliar adolescentes em regime de liberdade assistida no processo de reintegração social. De natureza qualitativa o estudo tem como metodologia de trabalho o Estudo de Casos. A pesquisa de campo está sendo realizada no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) “Irmã Edith” no município de Araraquara/SP, tal unidade é um centro de formação e articulação das ações de EJA. No que se refere ao trabalho educativo desenvolvido nessa instituição, já foi possível constatar que a maioria dos docentes busca utilizar formas diversificadas de transmitir os conteúdos curriculares de suas respectivas disciplinas. É notória a conscientização e preocupação desses profissionais em relação às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Dados preliminares apontam contribuições positivas da escola no processo de reintegração social dos alunos infratores. A instituição educacional pesquisada, de maneira geral, tem buscado acolher esses estudantes e auxiliá-los no processo de ressocialização a qual estão vivenciando. Nesse cenário, o professor da EJA acaba despertando para a necessidade de refletir sobre suas práticas pedagógicas a fim de desenvolver melhor o trabalho educativo com esse público específico que está presente nessa modalidade de ensino. Mas para que isso ocorra de maneira significativa o educador necessita de articulações de políticas públicas que venham contribuir para criar, fortalecer e estender a formação de educadores de jovens e adultos.

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