FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EJA: A TRAJETÓRIA DO IFSC

Elenita Eliete de Lima Ramos, Claudia Hickenbick, Marizete Bortolanza Spessatto, Simone Teresinha da Silva

Resumo


Este artigo apresenta reflexões acerca da formação de profissionais para atuar com a Educação de Jovens e Adultos (EJA)  nos Institutos Federais, a partir da experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC. São apresentadas ações desenvolvidas desde 2006, nomeadamente a Formação Continuada de Professores, a Especialização Proeja e a auto formação propositiva, esta última um projeto de Pró-Reitoria de Ensino e da Comissão de Integração dos Programas Sociais do IFSC (CIPS). Ao longo deste texto, procura-se avaliar esse percurso, no qual visualizam-se as dificuldades em envolver os professores da rede federal nas formações ofertadas, quando destinadas a atuar com o público da EJA. Ainda, percebeu-se o baixo impacto em termos da oferta de cursos de PROEJA. Como resultados positivos, temos a participação de professores das Redes Municipais e Estaduais de Ensino nessas formações, a aproximação dos professores das três esferas e a ampliação das possibilidades de parcerias na oferta de cursos.

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Referências


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