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Educação Estética para Jovens e Adultos

Sonia Carbonell Alvares

Resumo


Este texto é fruto de uma pesquisa de mestrado que analisa as transformações no olhar de estudantes adultos em sua passagem pela escola. Qual é o papel da educação estética na escolarização de jovens, adultos e idosos? Ao mesmo tempo em que afirma a necessidade de uma educação estética para esse público, o estudo examina os efeitos que esse tipo de escolarização provoca na visão de mundo de uma pessoa adulta e de que forma contribui para os seus processos de letramento. A pesquisa qualitativa foi realizada na EJA do Colégio Santa Cruz, localizada na cidade de São Paulo. Os sujeitos são estudantes que frequentaram a fase inicial do Ensino Médio, durante 2004 e 2005. Atuei, concomitantemente, como pesquisadora e professora deste grupo de educandos. O trabalho é fundamentado na Fenomenologia e nos estudos de Merleau-Ponty. A análise dos dados apontou para uma compreensão da estética tangível a todas as áreas do conhecimento humano, recomendando procedimentos metodológicos que evidenciem os aspectos estéticos dos conhecimentos produzidos nas diferentes disciplinas como um meio profícuo para gerar aprendizagens significativas. A pesquisa analisa também um projeto de integração disciplinar, considerado estético, e demonstra como o trabalho coletivo na escola de jovens e adultos, por meio de projetos entre as disciplinas, contribui efetivamente para reunir conhecimentos prévios dos estudantes e conhecimentos escolares, desenvolver práticas sociais de uso das diversas linguagens e promover a formação de pessoas letradas.


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Referências


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