PROCESSOS E CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin

Resumo


O presente trabalho objetiva debater as ações formativas no campo da Educação de Jovens e Adultos realizadas no contexto da Universidade Federal de Santa Catarina. Para fins metodológicos foram analisados quatro ações formativas com modalidades diferentes: Curso de extensão de Jovens, Adultos e Idosos na modalidade de Educação a Distância (EaD); Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade; atuação em redes de ensino da região da grande Florianópolis e junto às ações formativas do Fórum de EJA de Santa Catarina e o projeto Março Verde: a garantia ao Direito constitucional de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, na forma de campanha pública. Foram analisados documentos de orientações legal na área de educação de jovens e adultos e como base as contribuições teóricas de Chauí (2003), Marin (1995), Ghedin (2002) e Ribeiro (1999). Como resultados do trabalho apontam-se possibilidades e contradições das ações no contexto das universidades na busca de políticas públicas para a formação docente.

 


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Referências


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