FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA AMÉRICA LATINA (ARGENTINA E BRASIL)

Carlos Odilon da Costa

Resumo


O artigo é construído a partir da pesquisa do Doutorado em Educação da UNICAMP/Campinas SP. O objetivo principal da investigação é analisar os marcos conceituais que perpassam nas produções acadêmicas de políticas públicas em educação de programas de mestrados e doutorados da Argentina e do Brasil na problemática da Educação de Jovens e Adultos, que possam promover a emancipação do sujeito humano. Assim desta maneira o artigo pretende ser uma grande contribuição para futuras pesquisas e programas de políticas públicas para EJA, sobretudo no que se refere o contexto latino americano.

 

Palavras-chave: Brasil e Argentina; Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas.


Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Raimundo Helvécio Almeida. FURTADO, Eliane Dayse Pontes A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS EM PAÍSES. LATINOAMERICANOS:DESAFIOSEPOSSIBILIDADESemhttp://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/3_snf_poa.pdf.2010. Acesso em 13/07/2013.

AGUILAR, Luis Enrique. Estado Desertor: Brasil e Argentina nos anos de 1982-1992. Campinas: Unicamp, 2000.

BONITATIBUS, Suely Grant. Educação comparada: conceito, evolução, métodos. São Paulo: EPU, 1989. Coleção temas básicos de educação e ensino.

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves. Estudos comparados: repensando a sua relevância para a educação. In: anais do “Tercer Congreso Nacional/ Segundo Encuentro Internacional de Estudios Comparados en Educación. Reformas Educativas Contemporáneas: ¿Continuidad o cambio?”. Buenos Aires, SAECE – Sociedad Argentina de Estudios Comparados en Educación, no período de 25 a 27 de juño de 2009.

CERUTTI GULDBERG, Horacio. Perspectivas y nuevos horizontes para las ciencias sociales en América Latina. En J. Maerk; M. Cabrolié (Coords.). ¿Existe una epistemología Latinoamericana?: construcción del conocimiento en América Latina y el Caribe. México, D.F.: Plaza y Valdés, 1999: 29-46.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

GOERGEN, Pedro L. Educação comparada: uma disciplina atual ou obsoleta? Pro-Posições, Campinas, RJ, v.2, n.3, p. 5-20, dez, 1991.

GONZÁLEZ, Dora Elba C. et alii. Cátedra: Teoría de la educación. Año académico 2002. Universidad Nacional de Lomas de Zamora, Facultad de Ciencias Sociales. Argentina, 2002.

HANS, Nicholas Adolph. Educação comparada. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971. (Atualidades Pedagógicas, 71). Tradução José Severo de Camargo Pereira. Tradução de: Comparative education: a study of educational factors and traditions.

JEFFREY, Debora Cristina, LEITA, Sandra Fernandes, DOMBOSCO, Cristiane Teresa. Políticas Públicas de educação de Jovens e adultos no brasil (anos 2000): o ProcessoJuvenilização.emhttp://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0128.pdf. Acesso em 10/08/2013.

JEFFREY, Debora. Uma proposta várias interpretações. Jornal da UNICAMP. Campinas, 22 de outubro de 2012 a 28 de outubro de 2012 – ANO 2012 – Nº 543.. Em http://www.unicamp.br/unicamp/ju/543/uma-proposta-varias-interpretacoes. Acesso em 1/08/2013

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergstrom. Educação comparada. 3. ed. Brasília: Mec/Inep, 2004.

LOVISOLO, Hugo. Vizinhos distantes :universidade e ciência na Argentina e no Brasil .Rio de Janeiro : EdUERJ, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.