Formação de alfabetizadores de Jovens, Adultos e Idosos trabalhadores: relato de experiência do município de Itaboraí/RJ.

Isabela Lemos da Costa Coutinho, Adriana Barbosa da Silva, Dilcelene Quintanilha de Resende Cordeiro

Resumo


O presente artigo aborda a importância da formação continuada dos docentes que atuam na rede municipal de ensino de Itaboraí, na modalidade “educação de jovens e adultos” (EJA). O município, no ano de 2012, iniciou um movimento de reorientação curricular no qual todos os segmentos e modalidades precisaram participar e repensar o seu “currículo”. Esse movimento deu origem à construção de um documento denominado “Referenciais Curriculares”. Trata-se de um processo complexo que implicou no embate entre diferentes instâncias e concepções teóricas. Após a implantação dos Referenciais Curriculares no ano de 2013 em Itaboraí, os quais foram amplamente discutidos pela equipe docente ao longo do ano de 2012, identificamos a necessidade de investirmos em uma formação continuada para a equipe docente da modalidade EJA, tratamos neste trabalho em relatar especificamente a formação de alfabetizadores, nos anos de 2013 e de 2014. No intuito que o nosso quadro de professores complementassem a formação adequada no âmbito das teorias do ensino na EJA e da alfabetização. Para tal, consideramos que o contato entre pesquisadores/especialistas no assunto e professores da rede seria de fundamental relevância, com vistas à obtenção do êxito em nosso propósito educacional. Sendo assim, a ação de formação continuada pretendeu elucidar aos professores da rede as especificidades da alfabetização da EJA - diferentes da educação básica “regular”. Em um primeiro momento, a formação continuada ocorreu por meio de encontros com vistas à troca de experiências, saberes e práticas em alfabetização na EJA. A proposta foi potencializar a reflexão do corpo docente sobre essa prática, proporcionando o aprimoramento dos profissionais da educação e incidindo diretamente na qualidade da educação pública do município de Itaboraí. 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDBEN. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Brasília, 2000.

CURY, C. R. J. (Relator). Parecer CEB nº 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. CNE, 2000.

DURANTE, Marta. Alfabetização de Adultos: leitura e produção de textos. Porto Alegre: Grupo A, 1998.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

PAIVA, Jane. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação v.11 n. 33 set./dez. 2006

RUMMERT, Sonia Maria. Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no Brasil atual: do simulacro à emancipação. Perspectiva (Florianópolis), v. 26 n1, p. 175-208, 2008.

SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

SOUZA, José dos Santos e SALES, Sandra Regina (org.). Educação de Jovens e Adultos: políticas e práticas educativas. Rio de Janeiro: NAU Editora: EDUR, 2011.

SOUZA, J. F. de. A formação do professor de EJA X Sucesso/fracasso escolar. In: FREITAS, A. F. R. de. Resumos do II Seminário de EJA: Desafios e perspectivas na relação teoria-prática. Maceió: Secretaria Municipal de Educação/ DEJA, 1998.

MOURA, Tania Maria de Melo. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Maceió: EDUFAL/INEP, 1999.

______. A (de) formação do alfabetizador: uma das causas pedagógicas do analfabetismo? In: FREITAS, A. F. R. de. Currículo e cultura no ensino fundamental de jovens e adultos. III Seminário Municipal de EJA. Maceió, 2001.

______. Formação de Educadores de Jovens e Adultos: Realidade, Desafios e Perspectivas Atuais. II Seminário de Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais. Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, 29 de agosto de 2008. Disponível em: http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/242/254 acessado em 02/07/2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.