Formação de alfabetizadores de Jovens, Adultos e Idosos trabalhadores: relato de experiência do município de Itaboraí/RJ.
Resumo
O presente artigo aborda a importância da formação continuada dos docentes que atuam na rede municipal de ensino de Itaboraí, na modalidade “educação de jovens e adultos” (EJA). O município, no ano de 2012, iniciou um movimento de reorientação curricular no qual todos os segmentos e modalidades precisaram participar e repensar o seu “currículo”. Esse movimento deu origem à construção de um documento denominado “Referenciais Curriculares”. Trata-se de um processo complexo que implicou no embate entre diferentes instâncias e concepções teóricas. Após a implantação dos Referenciais Curriculares no ano de 2013 em Itaboraí, os quais foram amplamente discutidos pela equipe docente ao longo do ano de 2012, identificamos a necessidade de investirmos em uma formação continuada para a equipe docente da modalidade EJA, tratamos neste trabalho em relatar especificamente a formação de alfabetizadores, nos anos de 2013 e de 2014. No intuito que o nosso quadro de professores complementassem a formação adequada no âmbito das teorias do ensino na EJA e da alfabetização. Para tal, consideramos que o contato entre pesquisadores/especialistas no assunto e professores da rede seria de fundamental relevância, com vistas à obtenção do êxito em nosso propósito educacional. Sendo assim, a ação de formação continuada pretendeu elucidar aos professores da rede as especificidades da alfabetização da EJA - diferentes da educação básica “regular”. Em um primeiro momento, a formação continuada ocorreu por meio de encontros com vistas à troca de experiências, saberes e práticas em alfabetização na EJA. A proposta foi potencializar a reflexão do corpo docente sobre essa prática, proporcionando o aprimoramento dos profissionais da educação e incidindo diretamente na qualidade da educação pública do município de Itaboraí.
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PDFReferências
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