Quatro mundos entrelaçados na oferta e na procura da EJA: dialogando com Kosij

Maria de Nazaré Corrêa da Silva

Resumo


O tema em foco, se constitui em um recorte do projeto de tese em desenvolvimento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP e, é reflexo de uma realidade pouco valorizada que é a Educação de Jovens e Adultos. O contexto eleito para a pesquisa é o Alto Solimões na Tríplice Fronteira Amazônica onde o Brasil faz Fronteira com o Peru e a Colômbia.  A pretensão em investigar esta temática partiu da inquietação provocada nos debates dos fóruns de discussão desta problemática e as diversas matizes desenvolvidas para seu atendimento.

Uma dessas inquietações diz respeito ao currículo gestão e financiamento da EJA onde a luta em sua defesa diz que toda política pública deve garantir condições materiais e pedagógicas para sua sustentabilidade, a partir de momentos formativos de geração de trabalho e renda, respeitando a potencialidade social, econômica e cultural dos sujeitos e de cada território, o que exige  uma estratégia coerente de gestão, de recursos financeiros públicos e reformas educacionais compatíveis com as necessidades demandadas pelos desafios da EJA, incluindo-os na política de desenvolvimento regional e em programas de assistência ao educando. No que se refere a recursos humanos, destaca-se a importância de reconhecer a necessidade de profissionais concursados, de imediato, nos sistemas de ensino, garantindo formação específica para atuar na modalidade EJA, de modo a garantir a continuidade e a qualidade do ensino ofertado. 


Texto completo:

PDF

Referências


CHIZZOTTI, Antonio & PONCE, Branca Jurema. O Currículo e os Sistemas de Ensino no Brasil. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) São Paulo, São Paulo. Currículo sem Fronteiras, v 12, n. 3, p. 25-36. ISSN 1645-1384 (online) www.curriculosemfronteiras.org.

KOSIK. Karel. Dialética do Concreto. 2. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976

MINSITÉRIO DA EDUCAÇÃO, UNESCO. Documento Base Nacional Preparatótio a IV CONFINTEA. Brasília, 2009.

_____________ Educação e Aprendizagem para Todos: Olhares dos Cinco Continentes. Brasília, 2010.

NOT, Louis. As Pedagogias do Conhecimento. Traduzido do Original “Les Pédagogies de la Connaissancede” por Américo E. Bandeira. São Paulo: ADIFEL, 1981.

PÁTIO. Pedagogia Radical: O Legado de Paulo Freire.Revista Pegagógica. Ano I N. 2, ago, 1997.

SACRISTÁN. José Gimeno. Saberes e Incertezas sobre o Currículo.Porto Alegre: Penso, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.