PIBID-EJA: parceria na formação inicial de professores.

Maria Aparecida Couto, Eliana Marques Zanata, Antonio Francisco Marques

Resumo


O trabalho é um relato objetivando compartilhar a experiência realizada no município de Bauru mostrando as ações desenvolvidas no PIBID/Unesp em parceria com a Prefeitura Municipal/ Secretaria Municipal de Educação, na unidade escolar Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA). PIBID é um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência criado e financiado pelo governo federal junto a Capes, o qual oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos de licenciatura, objetivando, que quando graduados, se comprometam com o exercício da docência com qualidade na rede pública. O PIBID faz uma articulação entre a educação superior, a escola dos sistemas estaduais e municipais.  A Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada pelo CEJA, há 28 anos, é uma modalidade da Educação Básica que proporciona oportunidades aos jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais para iniciar e/ou dar continuidade aos seus estudos No referido programa, as bolsistas do campus de Bauru atuam diretamente nas salas do CEJA. Participam do programa a coordenadora do projeto, uma professora supervisora, vinculada ao CEJA, cinco professoras de salas de aula do CEJA e cinco alunas do curso de Pedagogia. As bolsistas participam de reuniões, orientação pedagógica, com a coordenação do programa e do grupo de estudos, Políticas e Práticas na EJA. Essa parceria, PIBID/EJA é realizada há 5 anos, com continuidade em 2015, devido aos resultados alcançados no trabalho desenvolvido com os professores e as bolsistas contribuindo no processo formativo das licenciandas.

PALAVRAS-CHAVE: PIBID. EJA. Formação. Professores.


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Referências


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