A EXPERIÊNCIA NAS PARCERIAS PÚBLICAS NA EXCECUÇÃO DE PROGRAMAS E FOMAÇÃO DE EDUCADORES NAS POLÍTICAS DE EJA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA

Francisco de Paiva Lima Neto, Eliana Alves Arxer, Felipe Fogaça de Paiva, José Francisco Carvalho Mazzeu

Resumo


A Lei de diretrizes e bases da educação Nacional (Lei 9394 de 1996) garante o direito  àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria, de forma coerente com a constituição Federal de 1988. Não obstante ao espírito da legislação brasileira, há no país, um contingente de jovens e adultos que não completaram a educação básica, o que representa uma dívida social para esta população. Oferecer-lhe esta escolaridade é o cumprimento de um direito de cidadania. Tendo esses pressupostos em vista, há necessidade do poder público seja na esfera Municipal, Estadual ou Federal desenvolver ações e políticas que incluam jovens e adultos sem a escolarização básica no universo escolar. A cidade de Araraquara no estado de São Paulo desde 2001 desenvolve um Programa de Alfabetização de Adultos e desde 2007 desenvolve um programa de educação de jovens e adultos de Ensino Fundamental. Neste trabalho apresentamos o resultado de uma pesquisa realizada no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos “Irmã Edith” (NEJA), uma escola municipal específica para EJA - Ensino Fundamental, no Município de Araraquara.  O ponto de partida é a análise dos apontamentos realizados no acompanhamento e coleta de dados das aulas nas classes de EJA no primeiro semestre de 2014, através da participação do Programa PIBID-EJA no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA - Irmã Edith), em Araraquara, acompanhado de um levantamento histórico  a partir de uma pesquisa bibliográfica. Após a coleta, os dados foram interpretados, tentando elucidar os acertos e desacertos no processo histórico de implantação desse Programa no Município de Araraquara. Nessa análise interpretativa procuramos confrontar a realidade percebida com as propostas sinalizadas nas diretrizes estabelecidas na legislação em vigor específica sobre EJA. Ademais, são elencados os avanços através da constatação dos indicadores mensuráveis como evolução das matrículas, concentração da procura de vaga por idade/série e região da cidade, índices de evasão e aprovação escolar, dentre outros. Também são elencados os principais dificultadores como a heterogeneidade da clientela demonstrada nos dados coletados sobre a origem dos alunos, no qual se constatou que a procura de matrícula para a EJA não é mais restrita aos adultos que não tiveram acesso em idade própria, mas há um público diversificado, tanto na faixa-etária, como no fator motivador de procura pelo EJA, podendo variar de adultos que foram pressionados pelo mercado de trabalho a aumentar sua escolarização, até jovens que cumprem pena alternativa em regime de liberdade assistida.


Texto completo:

PDF

Referências


- BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Texto promulgado em 05 de outubro de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 2013. p. 35. Disponível em:http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_05.10.1988/CON1988.pdf > Acesso em: 14 de outubro de 2014.

- ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Lei nº 9394/96. Disponível em: . Acesso em: 14 de outubro de 2014.

- SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARARAQUARA, SP – arquivos dos Programas EJA e MOVA-ARARAQUARA, e BRASIL ALFABERIZADO de 2001 à 2013.

- DI PIERRO, M. C.; HADDAD, S., Escolarização de Jovens e Adultos, extraído do site: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde14/rbde14_08_sergio_haddad_e_maria_clara_di_pierro.pdf, acesso em 10/10/2014.

- DI PIERRO, M.C.; RIBEIRO, V. M., Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, extraído do site: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5541.pdf, acesso em 10/10/2014.

- LIMA NET0 e WHITAKER, “Crer, aprender e sentir: o tripé estratégico para transmissão de visão de mundo do casal Kalley, na inserção do protestantismo no Brasil no século XIX”.

Tese apresentado ao Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da Fclar UNESP em 2010, disponível em: http://portal.fclar.unesp.br/poseduesc/teses/Francisco_Paiva_Lima_Neto.pdf, acesso em 15/01/2015.

- Planos de Formação Inicial e Continuada apresentado pela FUNDUNESP para o Programa BRASIL ALFABERIZADO em Araraquara de 2010 a 2013.

- PROEAJA – Projeto de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara, consulta aos arquivos dos projetos de alfabetização de adultos de 1998 a 2013.

- Relatório de Formação do Programa BRASIL ALFABETIZADO em Araraquara de 2010 a 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.