A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS CEEJA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: A ABORDAGEM DA POLÍTICA EDUCACIONAL E SUA RECONFIGURAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE

Adriana dos Santos Cunha, António Teodoro

Resumo


Este artigo aborda as principais diretrizes da prática pedagógica dos docentes que atuam nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) da rede estadual de ensino de São Paulo, conforme  a Resolução nº 77/2011, da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e apresenta o objetivo de discutir a reconfiguração da prática docente, uma vez que são escolas próprias para o atendimento de jovens e adultos que apresentam organização e características diferenciadas de uma escola regular. A principal questão que se pretende analisar é como os docentes, que tiveram em sua formação práticas educativas tradicionais em que o professor ensina para muitos em uma sala de aula, conseguiram reconfigurar a sua prática atuando nestas instituições em que o ensino deve ser individualizado e atender as necessidades de aprendizagem de cada aluno. Para realização desta análise, utilizamos as teorias de Paulo Freire, que aborda a prática docente como propiciadora da conscientização política do aluno por meio da pedagogia da autonomia e isto deve ocorrer de forma dialógica entre professores e alunos. As concepções de Maurice Tardif, que aborda sobre os saberes docentes, em que devemos observar a formação e experiência de cada professor para entendermos sua prática e as contribuições de Jefferson Mainardes que faz uma análise sobre o contexto original da política educacional implantanda até a sua transformação, por meio do processo pedagógico, dentro da abordagem do Ciclo de Políticas. Esta pesquisa teve início em 2014, ainda se encontra em fase de andamento, com levantamento bibliográfico.

Palavras-Chave: CEEJA. Prática Pedagógica. Política Educacional. Currículo.


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Referências


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