A AUTENTICIDADE NA ALTERIDADE: A FORMAÇÃO FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Isabelle Georgia Lyrio Tabachi

Resumo


RESUMO
Esse texto mostra algumas reflexões sobre a identidade filosófica de professores da Eja desenvolvidas após um trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão da UFES. O trabalho consistiu na escuta fenomenológica do estudante Sandro da Educação de Jovens e Adultos, sendo sujeito nomeado como da Educação Especial, que estava inserido na modalidade Educação de Jovens e Adultos do Sistema Municipal de Ensino de setembro de 2012 a dezembro de 2013. Para alcançar o objetivo recorri à minha própria prática do processo de escuta e ao método fenomenológico, especialmente em Moustakas, Augras e Forghieri, com o suporte teórico filosófico em Heidegger . A linguagem do estudante relacionada ao pensamento de Heidegger revelou os seguintes pontos: Qual o perfil de um professor? Que tipo de formação ele deveria ter? O ser estudante diferente, aparentemente solitário, revela possibilidades para uma nova escola, novas formas de ver/ser o/no mundo e para o pensar que abre campos para a liberdade.
Palavras-chave: Escuta Fenomenológica. Formação. Educação de Jovens e Adultos. Educação Especial. Autenticidade & Alteridade.


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Referências


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