FORMAÇÃO DE SUJEITOS NA EJA SOB A PERSPECTIVA DE UMA PEDAGOGIA HOLÍSTICA

Camila Gonçalves Gomes

Resumo


O presente artigo pretende fomentar de forma reflexiva a perspectiva holística e ampliar a formação de sujeitos-educandos na modalidade EJA. Para melhor compreender o termo Holística, cabe voltarmos à epistemologia do termo, cujo significado provém do grego hólon que denota inteiro, integral, total, algo que não pode ser fragmentado ou reduzido. Pensar em uma educação com perspectiva holística é atuar efetivamente numa perspectiva de educadores e educandos como seres integrais. Sob a ótica da integralidade do sujeito, o educador holístico passa a percebê-lo não somente como um indivíduo, mas como parte do cosmos, da natureza, da sociedade, da relação com o outro e da relação do sujeito consigo. Nessa última instância, na relação eu-comigo, ainda é possível desmembrar-se o Eu em quatro dimensões – física, mental, emocional e espiritual. Assim, torna-se a missão do Educador holístico compreender o sujeito como um ser inconcluso e interagente em todas essas instâncias e dimensões e conceber uma nova perspectiva de ação em sua prática docente.


Texto completo:

PDF

Referências


BOFF, Leonardo. Ecologia, Mundialização, Espiritualidade - Rio de Janeiro: Record, 2008.

-BOFF, Leonardo. Ethos Mundial: Um consenso mínimo entre os humanos – Rio de Janeiro: Record, 2009.

-CREMA,Roberto. Introdução a vida holística: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma –São Paulo: Summus, 1989.

-FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

-FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa –São Paulo: Paz e Terra, 1996.

-FREIRE, Paulo. Educação e Mudança - São Paulo: Paz e Terra, 2011.

-GOUVEIA, da Silva A. Comunicação: “Os movimentos de reorientações curriculares na perspectiva Freiriana” - Colóquio Paulo Freire, UDESC, agosto -2014.

-KOHL, de O. M. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Educação de Jovens e Adultos: novos leitores, novas leituras/ Vera Masagão Ribeiro (org). – Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de leitura do Brasil –ALB; São Paulo: Ação educativa 2001.

-MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Publicado no Boletim da SEMTEC-MEC Informativo Eletrônico da Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Ano 1 – Número 4 – junho/julho de 2000

-OLIVEIRA, I. B. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educar; Curitiba n.29 p.83-100, 2007, Editora UFPR.

-PIERRO, M.C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas publicas de educação de jovens e adultos do Brasil. Disponível em HTTP: //WWW.cedes.unicamp.br

-PMF. Secretaria da Educação. Estrutura, Funcionamento, Fundamentação e Prática na Educação de Jovens e Adultos EJA – 2008 Organização Pedagógica.

-TAVARES, Clotilde Santa Cruz. Iniciação a visão holística –Rio de Janeiro : Record, 1993.

-WEIL, Pieree –Holística: Uma nova visão e abordagem real – São Paulo: Palas Athena, 1990.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.