REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO ATRAVES DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ATUAÇÃO NO PIBID – EJA

Caroline Santana Gomes, Larissa Buoro, Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo

Resumo


Vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID vem sendo desenvolvido o subprojeto Interdisciplinar –EJA na Unesp campus de Rio Claro, que atua no Instituto Allan Kardec (IAK) vinculado a Escola Municipal Marcello Schmidt. O IAK caracteriza-se por oferecer educação especial exclusiva, que atende educandos provindos de famílias de baixa renda, com déficit intelectual, privação cultural e alguns com necessidades especiais. A referida instituição acolheu o PIBID desde o ano de 2012, que desenvolve o trabalho nas turmas de alunos adolescentes e jovens. O objetivo do projeto é contribuir com professoras de turmas de EJA e desenvolver um trabalho coletivo com os alunos tendo como campos de experimentação o exercício da linguagem, da arte e da escrita. O objetivo deste trabalho é discorrer sobre algumas vivências e experiências de duas alunas graduandas do curso de Licenciatura em Pedagogia, da UNESP, que são bolsistas deste Projeto e convivem diariamente com estes alunos de EJA. Cada aluna vai recorrer a seus registros diários e descrever a influência de estar em sala de aula e relatar uma experiência marcante que tenha vivido no Projeto durante o último ano de 2015, refletindo acerca da importância de participar de um Projeto que coloca o estudante de licenciatura dentro da sala de aula, e principalmente da EJA.

 

Palavras-Chave: EJA. PIBID. Experiência. Educação. Formação.


Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Autores Associados. 23º ed. Ed. Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo, Olho d’Água, 1995.

FREIRE, Paulo. Medo e ousadia. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 3ª edição, 1986.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp. 20-28.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.