A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DO ESTÁGIO NA EJA(I): LIÇÕES DE FREIRE PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CONSCIENTIZADORA

Paulo Ricardo Aleluia

Resumo


RESUMO

 

O presente trabalho é resultado de um relatório de estágio realizado na Educação de Jovens Adultos e Idosos- EJA (I), o qual foi realizado numa escola municipal da cidade de Amargosa/Ba. Foi efetuada ainda uma pesquisa fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, bem como elaborado um projeto de intervenção a partir das necessidades encontradas com a investigação. Um dos maiores anseio meus foi destacar a figura de Paulo Freire e suas ações educativas progressistas. Com a criação de pedagogias advindas da cultura popular ele rompe radicalmente com a educação posta pela elite e compromete-se com o povo oprimido. Os autores que foram utilizados para a fundamentação teórica foram, Soares (2003); Vieira (2008); Schwartz (2010); Preiswerk (1997); Miranda (2010); Feitosa (2012); Freire (1996); Hort (2003). Esse trabalho aponta trazer uma reflexão do desenvolvimento do estágio e sua caracterização. Sendo assim, o estágio foi bastante relevante e a minha experiência contribuiu para que na condição de estagiário fosse modelado pelo constante processo de aprendizagem.

 

Palavras-chave: Estagio-  Paulo Freire- Conscientização-  EJA(I)

 


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