OS SENTIDOS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES EM ITABORAÍ – RJ

Adriana Barbosa Da Silva, Isabela Lemos da Costa Coutinho, Henrique Dos Santos Pacheco

Resumo


O presente projeto teve como objetivo promover um processo de formação continuada presencial envolvendo os professores, gestores e equipes pedagógicas que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública municipal de Itaboraí/RJ. Convidamos para ministrar as aulas do curso de aperfeiçoamento duas professoras da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FE/UFF), com vasta experiência em EJA. Esperou-se, assim, contribuir para a melhoria de qualidade da modalidade através de uma formação específica para profissionais que atuam na área, bem como criar junto aos cursistas, condições para o fortalecimento da EJA na política municipal. Este projeto pretendeu-se, ainda, realizar uma aproximação entre a Universidade e os professores, no âmbito das discussões acerca dos saberes e práticas relativas à modalidade em questão, bem como colaborar com a construção coletiva de um documento que contemplasse a concepção e a estrutura da EJA em Itaboraí. O documento elaborado contribuiu para a elaboração das diretrizes/concepção da EJA no Plano Municipal de Educação (PME), em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE). O curso de aperfeiçoamento foi realizado ao longo de vinte encontros, realizados na UFF/Niterói e na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) ao longo do período de abril a dezembro de 2014, com carga horária total de 80horas/aula.


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Referências


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