A experiência de dois “estranhos” em uma escola de EJA

Adriano Baptista

Resumo


A experiência a ser relatada neste trabalho aconteceu na escola municipal de ensino fundamental da modalidade de Educação de Jovens e Adultos “Professor Admardo Serafim de Oliveira”, situada no município de Vitória-ES. O texto considera o
espaçotempo de formação dos professores tanto o espaço da sala de aula como levar em consideração a importância do espaçotempo de planejamento de formação coletiva dos professores. Os sujeitos envolvidos são professores de geografia e educação física da referida escola que constituíram dupla no primeiro trimestre do ano 2014 do turno vespertino. A metodologia utilizada foi baseada no diálogo e tensionamento entre as trajetórias de vidas pessoais e profissionais dos dois professores e a proposta pedagógica da escola preconiza a educação popular baseada no método Paulo Freire. A efetivação dessa metodologia em sala pelos professores consistiu na busca por tratar da temática proposta pela escola sem perder de vista as especificidades das áreas de conhecimento que teve como objetivo a elaboração de atividades escolares que contemplassem os espaços da cidade e as práticas corporais vivenciadas pelos estudantes tendo como foco a problematização contínua da temática “Cidade Educadora”. Consideramos que nossa experiência levou os estudantes a repensarem a geografia e a educação física, ou seja, pensá-las e vivenciá-las não só como os espaços a serem “decorados” pelos estudantes, tampouco como reprodução de práticas esportivizadas.

 

Palavras-chave: escola, formação, trabalho em dupla.


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