UMA ATITUDE INTERDISCIPLINAR PARA TRABALHAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Katiane Pereira Silva, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein

Resumo


O presente trabalho buscaatravés de uma ação integrada entre as disciplinas de Química, Biologia e Língua Portuguesa desenvolver junto aos alunos da Educação de Jovens e Adultos e professores uma aproximação da questão do meio ambiente com os conteúdos da sala de aula e como esse tema pode auxiliar na formação de ambos. Verificando os diversos problemas ambientais existentes na sociedade atualmente e ao mesmo tempo a importância que a escola assume como lugar de formação de valores, produção e transmissão de conhecimento para professores e estudantes. Após pesquisa junto aos alunos sobre o tema de trabalho chegou-se a conclusão de trabalharmos a questão do impacto ambiental causado pelo descarte inadequado do óleo de cozinha e suas relações com as disciplinas. Após a realização de atividades pesquisadas e elaboradas de forma integrada foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os estudantes como forma de coletar dados, a análise e reflexão acerca dos resultados nos mostram indícios da necessidade de professor e estudante serem atuantes na sua prática escolar.


Texto completo:

PDF

Referências


BORTOLETTO, A. & CARVALHO, W. L.P. “Temas Sociocientíficos: Análise dos processos argumentativos no contexto escolar.” Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis SC 2009.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação.Parecer CEB n. 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 10 de maio de 2000.

FRANCISCO JR, W. E., ROMANATO, M. C., RUIZ, M., OLIVEIRA, L. A. A., SCONTRI, A., FERNANDES, A. S., SANTOS, F. R. O., FERREIRA, F. O., GARCIA, F., GONÇALVES, F.A. C., OLIVEIRA, F. C. M., SILVA, F. S., AMBRÓSIO JR, J. R., DELMONDE, M. V. F., ALVES, M. A. Um Projeto de Extensão Universitária na Pesquisa do Ensino de Química. Enciclopédia Biosfera, N.01, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

______. (1999) Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

HABERMAS, J. Racionalidade e Comunicação. Lisboa: Edições 70, 2002.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo-SP: EPU, 1999.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

V CONFINTEA. Conferência Internacional sobre Educação de Adultos. Declaração de Hamburgo e Agenda para o Futuro. Hamburgo, Alemanha:Unesco, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.