CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS PELO PROFESSOR QUANDO DA ELABORAÇÃO DE TEXTOS COM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA PARA TURMAS DE EJA

Lucillo de Souza Junior

Resumo


RESUMO

 O texto trata de elaboração de critérios para elaboração de atividades de matemática para uma turma de 5ª série da Eja. O objetivo da investigação foi propor critérios para a elaboração de atividades de matemática que utilizassem a matemática na discussão de temas de interesse dos alunos. Do ponto de vista metodológico, o trabalho inseriu-se numa pesquisa qualitativa, baseado num estudo, envolvendo alunos da 5ª série da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) do município de Vila Velha – ES. O trabalho foi orientado pela questão Quais os critérios devem ser observados pelo
professor quando da elaboração de material didático para turmas de EJA que
possibilite ao aluno a compreensão dos temas debatidos em sala de aula utilizando a
matemática com facilitador deste processo? A obtenção dos dados aconteceu através de aplicação de atividades para os alunos de EJA da referida UMEF. A investigação verificou que os critérios a serem observados ao elaborar uma atividade matemática são: o tamanho do texto, a localização geográfica dos elementos contidos no texto, o vocabulário e a visão de matemática do aluno.



PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos. Matemática. Material Didático


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.