SITUAÇÕES LIMITES NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E DA ESPERANÇA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DA EJA.

Clarice Gomes Costa, Eliane Dayse Pontes Furtado

Resumo


RESUMO

O trabalho que ora apresentamos intitula-se Situações Limites na Pedagogia do Oprimido e da Esperança: possibilidades para a formação do educador da EJA[1].  Neste estudo, parto do seguinte questionamento: como o conceito de Situação Limite presente na obra Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Esperança de Paulo Freire pode ser problematizado na formação do educador? O objetivo é compreender o conceito de Situação Limite de Paulo Freire na formação do professor e as possibilidades de problematização no processo de formação dos educadores da EJA, no sentido de ter uma formação política que lhe permita entender a sociedade onde vivem, bem como o modelo de educação que desejam para os sujeitos com os quais trabalham, contribuindo assim para o engajamento na luta social. O referido trabalho é de natureza bibliográfica, partindo das obras de Paulo Freire sobre o conceito de Situação Limite e apoiado em Marx valendo-se do conceito do homem como sujeito histórico e social para refletir a formação do professor da EJA. Nossas considerações finais afirma a importância da formação política do educador da EJA para a busca da reinvenção da história dos homens, haja vista aprenderem a transpor as situações limites de modo crítico visando à conquista do inédito viável.

Palavras-chave: Situação limite, Formação de Educador, EJA. 


[1] Este surgiu  mediante as  reflexões oriundas da Disciplina Correntes Modernas da Filosofia da Ciência, vinculada ao Curso de Doutorado em Educação, da Universidade Federal do Ceará.


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