EJA MOVIMENTOS SOCIAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES NA UNIVERSIDADE

Edna Castro de Oliveira, Elizangela Ribeiro Fraga, Dalva Mendes França, Tatiana de Santana Vieira

Resumo


RESUMO

 

 O artigo tem com objetivos refletir acerca da formação inicial de educadores na disciplina Movimentos sociais e educação de jovens e adultos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sobre suas concepções acerca da modalidade e a ação dos movimentos sociais, bem como explorar vínculos entre esses segmentos e compreender as razões do envolvimento ou não de estudantes em ações coletivas protagonizadas pelos movimentos sociais, no percurso de 2010 a 2012. O problema de investigação tomou como foco a seguinte questão: Quais as contribuições da disciplina para a formação acadêmica e política dos estudantes? A metodologia de pesquisa, de natureza qualitativa, operou com a observação participante durante as aulas, bem como utilizou da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas no levantamento de informações. Integram a base teórica alguns estudos que envolvem dimensões conceituais dos movimentos sociais e da educação de jovens e adultos (EJA), na relação com a práxis que envolve as ações dos referidos segmentos na formação de professores. Os resultados indicam a necessidade de ampliação e fortalecimento do debate na formação de educadores, ao tempo em que apontam o desafio de se promover, no curso de Pedagogia, espaços de maior interlocução com as ações desencadeadas pelos movimentos e possibilitar o contato com experiências e práticas de EJA no âmbito do poder público e/ou da sociedade civil organizada, tendo como perspectiva produzir contribuições para a formação política e acadêmica.

 

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Movimentos sociais. Formação de educadores e educadoras. 


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