CENÁRIO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL E MINAS GERAIS

Rita Tavares Mello

Resumo


Resumo
O presente artigo apresenta as primeiras aproximações referentes ao estudo do cenário e a história da EJA no país e em Minas Gerais, nas décadas de 1940 a 1960. Considerando que a Educação de Jovens e Adultos é um campo carregado de complexidades, em que os sujeitos sociais que fazem parte dessa modalidade estão imersos em uma dinâmica social e cultural
ampla que se desenvolve em meio a lutas, conflitos, organizações, práticas e movimentos sociais desencadeados pela ação ao longo da história. O referido estudo apresenta resultados parciais da pesquisa “História, memória e vivências da EJA no Norte de Minas Gerais – (1940 – 1960)” na Universidade Federal de Uberlândia – UFU. A pesquisa pretende apresentar uma descrição do panorama, as características geográficas, históricas, sociais, culturais e educacionais no Brasil e em Minas Gerais. Para tanto foi considerado um recorte temporal
contemplando-se o período de 1940-1960. Recorte este estabelecido em decorrência de uma temporalidade escoada, considerando as décadas acima citadas, onde o Brasil esteve imerso em profundas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. Nesse quadro, as questões educacionais também passaram por transformações, sendo produzidas mudanças bastante significativas nos processos de ensinar e de compreender o papel da escolarização para o desenvolvimento individual e social.
A abrangência desse recorte passa pelo período político denominado Estado Novo e se estende ao período que alguns historiadores chamam de democrático.
Palavras- Chave
EJA – Formação de Educadores – Políticas Públicas


Texto completo:

PDF

Referências


ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Saraiva, 2002.

ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In:

Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO/ MEC/ RAAAB, 2005, p.221-230.

BICCAS, Maurilane de Souza. Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. IN: ARAUJO, José Carlos Souza, JUNIOR, Décio Gatti (Org).- Campinas, S.P: Autores Associados; Uberlândia, MG; Edufu, 2002.

CUNHA, Conceição Maria da. Introdução – discutindo conceitos básicos. In: SEED-MEC Salto para o futuro – Educação de jovens e adultos. Brasília, 1999.

DI PIERRO, Maria Clara. Balanço e desafios das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. In: SOARES, Leôncio et al (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. XV ENDIPE, Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UPF, 2000.

GHIRALDELLI Jr., Paulo. Educação e movimento operário. São Paulo: Cortez: Autores Associados. 1987.

LOPES, Selva Paraguassu; SOUZA, Luzia Silva. EJA: uma educação possível ou mera utopia? CEREJA. 2010. Disponível em: http://www.cereja.org.br/pdf/revista_v/Revista_SelvaPLopes.pdf Acesso em: Abr. 2013.

NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

NOGUEIRA, Vera Lúcia. A escola primária noturna na política educacional mineira — 1891–1924. 2009. 453 f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

PAIVA, Vanilda. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. Revista ampliada. São Paulo: Loyola, 2003.

PRATES, Maria Helena de Oliveira. A introdução Oficial do Movimento de Escola Nova no Ensino Público de Minas Gerais: A Escola de Aperfeiçoamento. UFMG, Faculdade de Educação. 1989. Dissertação de Mestrado.

SOARES, Leôncio José Gomes; SIMÕES, Fernanda Maurício. A formação inicial do

educador de jovens e adultos: Educação e Realidade. Porto Alegre: INEP, v. 29, n. 2, p. 25-39, 2005.

SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

TEIXEIRA, Anísio. Padrões brasileiros de educação [escolar] e cultura. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.22, n.55, jul./set. 1954, p.3-22. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/padroes.html . Acesso em 15/04/2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.