A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA METODOLOGIA DE ENSINO A DISTÂNCIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO SESI SANTA CATARINA

Tania Cordova

Resumo


Em 2012, o Serviço Social da Indústria em Santa Catarina (SESI/SC) implantou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na metodologia de Educação à Distância. Neste mesmo ano se inicia a capacitação do corpo docente que atuará nesta modalidade de Educação. A formação dos professores configura um processo de grande importância na implantação da EJA EaD. A proposta de capacitação foi baseada na organização de um curso estruturado em momentos presenciais e a distância (videoconferências e Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA) que buscou desenvolver as competências docentes para a atuação nesta nova proposta de EJA. O objetivo deste trabalho é apresentar os meios pelos quais a formação foi desenvolvida junto à equipe de professores do SESI/SC. O texto organiza-se em quatro seções: partindo da introdução, a segunda seção trata da necessidade de um novo perfil do educador para a EJA EaD, a terceira discorre sobre a metodologia adotada na capacitação e a quarta seção apresenta as conclusões em relação à experiência realizada. Investir na formação docente é a chave para o êxito da metodologia do SESIeduca.


Texto completo:

PDF

Referências


CRUZ, D. M.; BARCIA, R. M. Educação a distância por videoconferência. In: Tecnologia Educacional, ano XXVIII, n. 150/151, jul.-dez., 2000, p. 3-10. http://penta2.ufrgs.br/edu/videoconferência/dulcecruz.htm#intro (consultada em junho de 2013).

FREIRE, Paulo. 1985. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

OLIVEIRA, Elsa G. 2003. Educação a Distância na Transição paradigmática. Campinas: Papirus.

SESI. 2001. Educação de Jovens e Adultos: documentos de estrutura e funcionamento. Rio de Janeiro: GEM, GEF. (Série SESIeduca).

SESI. 2011. Guia de Formação do Professor na Metodologia EaD. Florianópolis: CED

VALENTE José Armando. 1999. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. In: VALENTE, José Armando (Org). 1999. O computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. 1984. A formação social da mente. O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1984.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.