PROJETO AJA/MS – AVANÇO DO JOVEM NA APRENDIZAGEM EM MATO GROSSO DO SUL – FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM NOVO DIZER PARA JOVENS DE 15 A 17 ANOS.

Fabiana Aparecida Cáceres Borges

Resumo


RESUMO

 No Projeto AJA/MS – Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul é desenvolvido nas escolas da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, tem o objetivo de atender os jovens estudantes entre 15 a 17anos com distorção de idade/escolaridade, possibilitando o acesso ao sistema educacional e à complementação dos seus estudos de forma integrada, qualificada e participativa. Desse modo, as perspectivas iniciais no mundo do trabalho vinculado ao crescimento intelectual e científico proporcionam a esses jovens estudantes, além de uma vida escolar, a oportunidade para constituir-se socialmente. Nessa perspectiva, a formação continuada do profissional da educação segue a metodologia da Problematização apresentada a partir de Berbel, que desenvolve os conteúdos prévios do conhecimento trazidos pelos alunos, de forma investigativa. Nesse processo, aliamos o trabalho do professor aos conceitos da problematização em uma proximidade com o adolescente, para a construção significativa do conhecimento. Diante disso, os resultados parciais apontam para a melhora na construção das atividades propostas, tendo em vista o desenvolvimento conjunto realizado pela equipe multidisciplinar. Nesse sentido, os resultados são efetivados na interação entre professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno, refletindo na frequência escolar.    

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores, Aprendizagem, Adolescentes e Práticas Pedagógicas.


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Referências


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