PRÁTICA DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO DA EJA: AÇÃO INDISSOCIÁVEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES

Maria Erivalda dos Santos Torres Erivalda Torres

Resumo


Este estudo constitui parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação do Programa de pós-graduação do CAA em Educação Contemporânea – PPGEDUC/PE Curso de Mestrado. O texto tem como foco as ações desempenhadas por trinta e um (31) supervisores pedagógicos da EJA que atuam na Rede Municipal de Ensino de Caruaru/PE. Apresenta alguns desafios na busca de soluções para problemas de caráter formativo de que se reveste seu papel quando trata das relações com docentes no interior da escola. A análise articulada com os estudos teóricos permitiu observar uma identidade em construção e que se caracteriza, essencialmente, como articulador de ações que pressupõe espaços de formação. Para isso exige-se visão de grupo, integração com o coletivo na elaboração de um plano de ação contextualizado com a realidade educacional, que reveja a postura profissional para que não seja absorvido pela imposição das circunstâncias

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