EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA, DIVERSIDADE SEXUAL, PESSOAS LGBT’S E PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO.

 Jerry  Adriani da Silva

Resumo


O presente artigo pretende socializar as primeiras constatações de uma pesquisa de doutorado, em desenvolvimento na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisa esta que pretende adensar as reflexões sobre as especificidades dos sujeitos educandos/as jovens, adultos e idosos, em processo de alfabetização e escolarização correspondente ao Ensino Fundamental, na modalidade de EJA, de escolas municipais de Belo Horizonte-MG. Buscará compreender e explicar os modos como educandos/as e educadores/as constroem e significam as relações sociais a partir dos processos de inclusão escolar de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros – LGBT’s – na EJA. Com metodologia de trabalho orientada pelos princípios da pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais, a partir dos dados coletados em blogs e sites diversos, acervos históricos e documentais da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte – SMEDBH, do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte – CMEBH, de escolas municipais, dentre outras instituições, busca-se nos projetos pedagógicos, registros da coordenação pedagógica das escolas, pareceres, cartilhas, guias, orientações, e demais documentos que tratem do direito à educação e discutam a inclusão escolar de pessoas LGBT’s, mapear situações de promoção da igualdade de gênero e sexo, bem como as de homofobia no espaço escolar.


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