A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PROPOSTAS DE EJA

Leôncio José Gomes Soares, Rafaela Carla e Silva Soares

Resumo


Esta pesquisa representou a continuidade dos estudos que vimos realizando nos últimos anos sobre as relações entre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos e a formação do seu educador. Teve como objetivo analisar aspectos presentes em quatro propostas de EJA, desenvolvidos em distintas regiões do Brasil, que apontavam para um conjunto de especificidades da EJA. Dentre as experiências no campo da EJA identificadas em levantamento nacional em IES brasileiras, selecionamos para a etapa qualitativa o Projeto Escola Zé Peão (PB), o Projeto Paranoá (DF), o Projeto de Ensino Fundamental 2º segmento (MG) e o Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores – Paulo Freire (RS). Os critérios para a seleção das propostas foram: tempo de existência, tradição, história e o impacto que têm na comunidade. Foram realizadas visitas aos locais de funcionamento dos projetos e entrevistas com estudantes atuais e egressos, educadores e coordenadores. A análise dos dados evidenciou que os projetos pesquisados se valem do ideário da educação popular fortemente marcado nas propostas curriculares que partem da realidade concreta dos sujeitos envolvidos; desenvolvem processos ricos e criativos de produção de recursos didáticos; se caracterizam pela diversidade dos sujeitos, pela formação de educadores voltada para jovens e adultos que intente a constituição de sujeitos problematizadores e críticos e a permanente luta por políticas públicas de atendimento à EJA. A recorrência dessas especificidades nas propostas nos levou a reflexão de que a história e o tempo de existência de cada um influenciam, enriquecem e aperfeiçoam a formação de seus educadores.

PALAVRAS-CHAVE
Educação de Jovens e Adultos, formação de educadores, especificidades.


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