UM BREVE PANORAMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE MAUÁ

Izaura Naomi Yoshioka Martins

Resumo


A modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos requer reflexões, principalmente no aspecto histórico, devido a sua importância no pagamento à dívida social histórica às pessoas excluídas do direito ao estudo. Com a LDB 9394/96 e as políticas de formas de atendimento, desencadearam-se algumas ações, cujos resultados ainda não atendem a demanda, seja em número ou em investimentos financeiros e formativos. Embora os princípios estejam nos documentos oficiais e nos currículos, são teorias que necessitam de estudo e reflexão para transformarem-se em ação, pois a administração pública e os professores atuam nos moldes de atendimento do ensino regular. Esta pesquisa tinha como objetivo analisar o atendimento dessa modalidade de ensino no município de Mauá, localizado na região metropolitana do Estado de São Paulo, que conta com grande polo industrial, mas, por outro lado, é a 10ª cidade mais pobre em orçamento per capta do Estado, possui 3,75 % da população analfabeta e 30% com mais de 15 anos que não concluiu o Ensino Fundamental. Por meio de documentos, de dados do município, da população, bem como a partir de entrevistas com educandos, foi realizada análise para reflexão sobre a “EJA que Mauá tem e a EJA que Mauá precisa”. Apesar dos avanços, ainda Mauá paga pouco essa dívida histórica, visto que a análise dos dados indica que não se garantiu ainda o acesso, a permanência nem o sucesso dessa população mauaense excluída do direito à educação, aspectos dos quais devem fazer parte da formação dos educadores de EJA.

 


Texto completo:

PDF

Referências


APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. São Paulo: Artmed, 2006.

BRASIL. (Constituição 1988). Lei nº 9496, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

CAPUCHO, Vera. Educação de Jovens e Adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.

CORTI, Ana Paula; Vóvio, Claudia L. Jovens na Alfabetização: para além das palavras, decifrar mundos. Brasília: Ministério da Educação/Ação Educativa, 2007.

DI PIERRO, Maria Clara; RIBEIRO, Vera M. Visões de Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Caderno CEDES. São Paulo: USP, 2011.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.

______. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011b.

GENTILI, Pablo. Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

LEITE, Sérgio A. S.; GAZOLI, Daniela G. D. Afetividade no Processo de Alfabetização. Revista EJA em debate. Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 79-104, novembro/2012.

LIMA, Licínio C. Educação ao Longo da Vida: entre a mão direita e a mão esquerda de Miró. São Paulo: Cortez, 2007.

MARTINS, Izaura N. Y. M. et al. Por que os alunos da EJA Evadem?. Linha Mestra. Campinas, ano VI, n. 21, p. 618-625, agosto a dezembro/2012. Disponível em: . Acesso em 05 de junho de 2013.

NASCIMENTO, Luiz M.J. e SILVA, Rodrigo C. (org) Projeto MOVA – Brasil – Alfabetização inicial de jovens, adultos e idosos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2011.

PICONEZ, Stela C. B. Educação Escolar de Jovens e Adultos: das competências sociais dos conteúdos aos desafios da cidadania. Campinas: Papirus, 2002.

SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de Jovens e Adultos: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010.

SOARES, Leôncio (Org.). Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

SOEK, Ana Maria; HARACEMIV, S.M.C.; STOLTZ, T. Mediação Pedagógica na Alfabetização de Jovens e Adultos. 1ª ed. Curitiba: Positivo, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.