EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DO ALTO VALE DO JEQUITINHONHA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE EJA

Paula Cristina Silva de Oliveira, Kyrleys Pereira Vasconcelos

Resumo


RESUMO

 

Este artigo tem como objetivo revisitar estudos que trabalham com a temática da formação de inicial de educadores de EJA em cursos de Pedagogia e apresentar as ações formativas desenvolvidas em uma Universidade do Vale do Jequitinhonha. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca da temática destacando os principais autores sobre formação docente na EJA, revisitamos o Parecer do Conselho Nacional de Educação que trata da organização dos cursos de Pedagogia e, em seguida, elencamos as atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão desenvolvidas na Instituição. Evidenciamos que no campo da formação de educadores de EJA ainda publicamos pouco em revistas de circulação nacional. Com relação às atividades formativas desenvolvidas no contexto da Universidade investigada, reconhecemos os graves problemas que atingem grande parte da população local, sobretudo o alto índice de analfabetismo da região, contudo, buscamos reconhecer as diferenças e pensar em alternativas e estratégias educacionais que se atentem para o reconhecimento da diversidade cultural local.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

Educação de Jovens e Adultos; Formação de professores; Vale do Jequitinhonha


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.