A NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO ENTRE SUPERVISÃO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA

Mara Motta

Resumo


 

RESUMO

O presente estudo reflete sobre o papel do supervisor escolar na EJA do município de Nova Lima - MG, evidencia a importância  frente as questões pedagógicas no cotidiano,  de modo especial o papel de formador. Fez-se necessário ressaltar  historicamente a função do supervisor, nem sempre bem delimitada e compreendida. Em  muitas escolas esse profissional ainda possui resquícios dessa marca:  o supervisor que chegava para fiscalizar o que estava acontecendo. Pegando de surpresa o caderno de planejamento do professor para "vistar". Entrando em sala para vigiar a aula... enfim elencando alguns professores para demonstrar o seu poder e assim seu papel não seria questionado. Em outros casos eram atribuídos a ele a função de disciplinar a escola e ainda cuidar da parte administrativa. Dessa forma o papel importante desse profissional foi corroído pelas vicitudes do dia a dia escolar e consequentemente professores desamparados passaram a vê-lo como um profissional que pouco pode acrescentar em sua prática e sim incomodá-los. Na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA a presença desse profissional é de extrema importância, pois caberá a ele formar e instrumentalizar os professores sobre as especificidades dessa modalidade. Buscamos  refletir sobre a importância desse profissional   na formação dos professores por meio do método de análise qualitativa da situação deste município.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABREU, Zuleika Pinho de. Sobre a escola e transformação social. In: Ciclo de Estudos 2004.

Caderno de textos n. 5. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, 2004.

BRASIL. Documento de Base Nacional - Ministério da Educação – Secretaria de educação continuada, alfabetização e diversidade.

FERREIRA, Andrea. T.B. e LEAL, Telma F. A formação continuada de professores: enfim o que pensam e sugerem os docentes? In Formação continuada de professores: Reflexões sobre a prática. Recife: Editora Universitária,UFPE, 2010.

FERREIRA, Andrea. T.B. Os saberes docentes e sua prática. In Andrea Tereza Brito Ferreira; Eliana Albuquerque; Telma Leal. (Org.). A formação continuada de professores: questões para reflexões. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v.1 p.51-64.

NUNES, Célia M.F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. In Educação e Sociedade v.22 n. 74. Campinas 2001.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva do ofício do Professor: profissionalização e Razão Pedagógica. Porto alegre: Artmed, 2002.

SACRISTÁN,J.Gimeno. Compreender e transformar o ensino/J.Gimeno Sacristán e A. I. Pérez Goméz; tradução Ernani F. da Fonseca Rosa – 4 ed. – Artmed, 1998. 400p.;25cm.

SOARES, Leôncio. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educ. rev., Jun 2008, no.47, p.83-100. ISSN 0102-4698

SOARES, Leôncio. As especificidades na formação do educador de jovens e adultos: um estudo sobre propostas de eja. Educ. rev., Ago 2011, vol.27, no.2, p.303-322. ISSN 0102-4698

SILVA, Analise de Jesus. Relações entre formadores, professores e adolescentes: de oetos no labirinto a sujeitos da educação.

_________Juventude na EJA: A prática pedagógica diferente vista teoricamente pela didática.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.