FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR (DE)FORMAÇÃO.

Dhiego Souto Montenegro, Ana Raquel Pereira de Ataíde, Adjanny Vieira Brito de Araujo

Resumo


Vivemos em um mundo de constantes transformações avindos dos avanços na CT, novos desafios são lançados diariamente e essas mudanças induzem os currículos educacionais, nos cursos de formação inicial de Química, Física e Biologia, a gerar novos saberes que incorporados na formação docente, tornam o professor um ser fora do seu tempo, fazendo com que o professor necessite não só estar pronto para aprender, mas também reaprender a ensinar. Se essas dificuldades surgem em uma área já consolidada como a Química, como então, se dá essa discussão no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Como então se apresenta essa discussão sobre a EJA dentro dos cursos de Química nas disciplinas pedagógicas? Refletindo nesse ínterim, o foco do nosso trabalho se baseia em verificar como se dá a formação do educador químico na Licenciatura em Química de uma universidade local e como os cursos tem preparado o projeto político pedagógico para enfrentar as demandas de uma modalidade a muito esquecida pelo sistema educacional. Para verificar tal objetivo foi necessário observar os documentos que regem o curso de Licenciatura em Química, a fim de tentar observar qual o perfil do educador químico que se espera “formar” de tal curso. Conforme nossa investigação, não se encontrou nenhuma disciplina nem ementas com foco em suas discussões voltadas para a educação de jovens e adultos e os documentos não revelam nenhuma intencionalidade de formação voltada para EJA, ficando a cargo do professor formador, realizar ou não, tal abordagem diante da sua cosmovisão.

PALAVRAS-CHAVE: Formação Inicial de professores, Ensino de Química, Educação de Jovens e Adultos.


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