Currículo Integrado na EJA – Desafios e Possibilidades

Roberto Sérgio Barbosa dos Santos, Francisca Lêda da Silva

Resumo


O presente artigo analisa os desafios a serem superados na Educação de Jovens e Adultos  no Brasil, refletindo a concepção de curriculo posto para essa modalidade, considerando o contexto neoliberal e os efeitos da globalização em nossa sociedade. Para isso, faz-se  aqui, uma pesquisa nos marcos legais da educação profissional e tecnológica para perceber as intecionalidades governamentais com vista a integração da educação básica e a formação profissional, bem como em autores como Frigotto, e Lima. Nesse sentido, o artigo apresenta algumas possibilidades de um currículo integrado, ou seja, formação básica integrada a formação profissional, tendo como referência as experiências do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária- PROJOVEM. Percorre-se caminhos que levam ao currículo, ora posto tradicional, apontando a necessidade de um curriculo integrado que seja permeado por todas as disciplinas propedêuticas e que tenha uma interface com a formação profissional, com vista a contribuir com a  redução da evasão, possibilitar a construção e o desenvolvimento da emancipação humana e crítica, que possa inserir o aluno da EJA  no mundo do trabalho. Sabe-se que esse caminho é tortuoso, mas é de suma importância se fazer uma crítica na perspectiva de construirmos coletivamente, governo e sociedade civil, esse novo currículo.

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