A LEITURA DE MUNDO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A LEITURA DA PALAVRA: DESAFIO DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DE EDUCADORES DE PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
RESUMO
Este artigo objetiva propor uma reflexão sobre a formação e a prática de alfabetizadores, na perspectiva de compreender se a ação alfabetizadora aponta para uma prática freireana e se estes utilizam a leitura de mundo como ponto de partida para a leitura da palavra. Fundamenta-se em experiências de participação das autoras em atividades de formação de alfabetizadores de jovens e adultos, nas observações feitas durante o processo de acompanhamento pedagógico, em uma sala de aula do Programa Brasil Alfabetizado. Nas visitas à sala de aula, buscava-se perceber como os alfabetizadores demonstravam em suas práticas a apropriação do sistema de alfabetização proposto por Freire, considerando-se que esta foi a proposta trabalhada no processo de formação. O estudo concluiu que as reflexões sobre formação e prática de alfabetizadores de jovens e adultos demonstram que ainda há dificuldade por parte desses educadores de vivenciarem a proposta de alfabetização freiriana. Apesar de as formações terem como referência o pensamento pedagógico de Paulo Freire, os educadores, em quase sua totalidade, não conseguiram vivenciar, na prática, no desenvolvimento das atividades de alfabetização dos sujeitos, que a leitura de mundo precede a leitura da palavra.
Palavras-Chave: Alfabetizadores de Jovens e Adultos. Formação e Prática. Leitura do Mundo. Leitura da Palavra.
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