FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUE REALIDADE É REFLETIDA?

Inácia Damasceno Lima, Tânia Suely Azeve

Resumo


RESUMO

Este estudo apresenta reflexões acerca da formação inicial de professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR/Campus Porto Velho. Nosso objetivo geral propôs avaliar em que medida a formação em Pedagogia na UNIR subsidiou seus egressos (1998-2010) para atuar com uma prática docente emancipatória na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA. Nos objetivos específicos buscamos: a) analisar os conhecimentos adquiridos durante a formação inicial no Curso de Pedagogia da UNIR/Campus PVH e se eles têm atendido para o exercício de uma prática docente emancipadora na modalidade EJA; b) Identificar como ocorreu o processo de formação inicial do pedagogo no Campus Porto Velho; c) Verificar as concepções de ensino e de aprendizagem dos alfabetizadores de jovens e adultos egressos da UNIR, que estão atuando nas escolas públicas municipais de Porto Velho, e se estas estão de acordo com as funções de ensino previstas nas DCNEJA. O aporte teórico que fundamentou este estudo ancora-se nas idéias de Paulo Freire (1999; 2002), Nóvoa (1992;1995), Libâneo (2004) e Machado (2001; 2010). Os resultados do estudo apontaram que durante a formação dos professores no Curso de Pedagogia não foi dada a atenção necessária às especificidades da modalidade de ensino em questão, levando os egressos a sentirem-se inseguros para promover uma Educação de Jovens e Adultos de forma mais eficaz, a que este público tem direito.

Palavras- chave: Educação superior. Formação de professores. Educação de Jovens e Adultos.


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