REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EJA: INTERDISCIPLINARIDADE E HETEROGENIDADE

Amanda Cristina de Barros, Gabriel Victor Araújo Gomes

Resumo


RESUMO

 

O seguinte relato resulta da participação semanal, por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência financiada pela CAPES, do qual somos bolsistas, no cotidiano de uma escola que oferta a modalidade da Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de Vitória. Buscamos identificar o interesse dos sujeitos pela aprendizagem da língua inglesa além das práticas interdisciplinares presentes na sala de aula, problematizando o planejado, o observado e o vivenciado durante as aulas de língua inglesa. Como instrumentos metodológicos foram aplicados questionários semiestruturados em 2 turmas, num total de 30 alunos, em espaços educativos diferentes, mas pertencentes a mesma escola, já que esta se faz presente em outros espaços educativos, afim de identificarmos os sujeitos e seus interesses em relação à língua inglesa. Além deste instrumento de coleta de dados foram analisados os planos de aula que envolviam o ensino da língua inglesa no último trimestre de 2014, no intuito de verificar se estes contemplavam os objetivos, relacionados a interdisciplinaridade, que estão  especificados no Projeto Político Pedagógico da instituição, registrando as observações quanto a execução do planejado. Os resultados preliminares indicam a presença da diversidade em relação ao interesse e grau de importância atribuído pelos alunos ao ensino e aprendizagem da língua inglesa. Além disso, sugerem que na proposta interdisciplinar, o inglês assume um papel de ser mais do que apenas uma língua, mas uma forma de ampliar a visão que os alunos têm do mundo e a percepção deles próprios em relação ao ambiente em que eles estão inseridos.

 

PALAVRAS-CHAVE

EJA; Interdisciplinaridade; Heterogeneidade


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